terça-feira, abril 17, 2007

CL2007 - XVI° Concurso literário - Edição 2007


A Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF) organiza todos os anos um concurso literário destinado aos alunos dos cursos de língua portuguesa. Este ano, está em curso o “XVI° Concurso Literário em Língua Portuguesa” (edição 2007).

Este concurso tem vindo a ganhar, ano após ano, uma grande aceitação no meio escolar e o reconhecimento cada vez maior por parte da administração portuguesa e francesa, das famílias, do movimento associativo português.

Os documentos (a nota explicativa, as modalidades, os temas e o regulamento) são enviados directamente aos docentes de língua portuguesa, por intermédio das associações locais e da Embaixada de Portugal em França (via a Coordenação Geral do Ensino).

O júri (composto de dirigentes associativos, de personalidades ligadas ao mundo cultural e educativo, e de professores de língua portuguesa) delibera e remete prémios aos 25 melhores trabalhos apresentados pelos alunos do ensino primário e secundário numa festa anual para as crianças.

Esta realização (actualmente em curso) culminará no Domingo 3 de Junho 2007, na cidade de Soisy sous Montmorency (salão das festas), periferia oeste da cidade de Paris. Neste dia, está previsto um grande espectáculo para os alunos e famílias, no final do qual serão distribuídos os prémios aos 25 melhores trabalhos apresentados. Entre danças modernas e folclore infantil das associações, este ano teremos também actuação de cantares tradicionais portugueses para os mais novos.

Um colóquio e exposições serão consagrados à língua portuguesa. Aproveita-se, nessa semana, para organizar nos locais da Associação dos Portugueses “Unidos Com Todos” do Vale de Montmorency (APUCT-VM), sócia-fundadora e filíada na nossa Federação, exposições e conferências relativas ao tema e ao ensino do português em França.

Os objectivos deste concurso anual são de ordem pedagógica e sócio-cultural, para promover a nossa língua e cultura, e estabelecer elos de ligação entre as diferentes escolas, cursos de português, associações portuguesas, docentes, e outros actores do ensino.

Esta acção tem por objectivo afirmar a existência e a vitalidade da língua portuguesa, dar-lhe mais visibilidade na sociedade francesa, constituindo um meio suplementar de valorização dos alunos e dos trabalhos realizados em língua portuguesa.









(c) FAPF

Sem comentários: